A profissão do futuro: analista de midias sociais. Dá pra acreditar?

Por Mairah Freitas

Como todos sabem, a era digital , redes sociais e suas inovações vieram com a corda toda. As empresas, de olho nesta nova moda, que parece ter vindo para ficar, aproveitam essa oportunidade para criar canais de relacionamento com clientes e divulgação de produtos e serviços. É ai que surge o profissional dedicado exclusivamente às mídias sociais.

Enquanto muita gente passa o dia nas redes sociai apenas por lazer, muitas pessoas ja utilizam destas ferramentas para ganhar dinheiro. Grandes empresas estão criando cargos específicos para profissionais administrarem suas redes sociais e das de seus clientes.

Desde 2008, foram criadas cargos e funções em várias empresas do pais, como analista de redes sociais, editores, responsáveis pela qualidade de posts , entre outros.

O analista de mídias sociais deve entender seu público, relacionado a marca para qual quer divulgar, seus hábitos de consumo e concorrentes da organização. A interação com o departamento de marketing da empresa  éalgo necessário para seu sucesso. As aptidões necessárias para desempenhar as funções são a facilidade de comunicação, experiência no uso das ferramentas e conhecimento dos riscos da má utilização no ambiente corporativo. O profissional que ocupa este cargo, cuida da presença da marca nas redes sociais, escreve posts, responde comentários, monitora menções da marca e intermedia as conversações da empresa com seus consumidores e público alvo.

Apesar do avanço e da invasão das redes sociais no Brasil, o mercado ainda não está totalmente preparado em relação a posicionamento de cargos e salários, mas com a importância e tamanho que as comunidades virtuais estão tomando na vida das pessoas e do mercado, isto tende a seaperfeiçoar e a crescer cada vez mais.

Curiosidades: No site da Catho Online, no mes passado, foram encontrados cerca  de 100 vagas para o cargo de analista de midias sociais , com faixa salarial de R$ 510 a R$ 2.700.

Quer saber mais? Clique aqui

Anúncios

Sobre apartamento22

Um grupo de amigos e estudantes de jornalismo que se reúnem diariamente no Apartamento 22, na Rua Maria Antônia, para discutir quaisquer temas que geram, de alguma maneira, polêmica.
Esse post foi publicado em Temas Polêmicos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para A profissão do futuro: analista de midias sociais. Dá pra acreditar?

  1. Leila Mendes disse:

    A tecnologia assusta cada vez mais!
    Hoje em dia, por exemplo, as campanhas eleitorais são feitas muitas vezes por essas mídias sociais. Conheço candidatos que tiveram grande parte do voto por meio da internet, já que tinham pessoas que cuidavam de sua imagem e divulgavam suas propostas!
    Muito bom o post, Má!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s